Dicas de como escolher um Plano de Saúde

Artigo publicado em 20 de abril de 2021

Planos de Saúde fazem cada vez mais parte do cotidiano do brasileiro. Nos últimos anos, a aquisição de um plano de saúde tem se tornado um hábito cada vez maior. A Lifemed sabe da importância de um plano de saúde amparando sua família e por isso separamos algumas dicas para a hora de escolher o seu plano de saúde.

Como saber se o plano de saúde escolhido e a empresa que fornece esse serviço são confiáveis?

Peça à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano na ANS. Em Informações e avaliações de operadoras , você pode: conferir esses dados, conhecer o desempenho dessa operadora de planos de saúde no programa de Qualificação da ANS e a posição dela no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações de seus consumidores.

O que influencia o preço do plano de saúde?

Os serviços a que o plano de saúde dá direito. Assim, por exemplo, um plano de saúde que só inclua consultas e exames tende a ser mais barato que outro que inclua também tratamentos odontológicos e internação hospitalar. Um plano que só dê direito a atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que um plano que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país. Outro fator que influencia o preço de um plano de saúde é a idade: quanto mais idosa a pessoa for, maiores as chances de ela precisar usar os serviços de saúde e com mais frequência; por isso, o plano tende a ser mais caro.

Como é o reajuste das mensalidades do plano de saúde?

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas formas: um reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do contrato, e outro reajuste por mudança de faixa etária. Peça para a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias para que você possa ter uma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária é aos 19 anos; depois, de 5 em 5 anos, e o último, aos 59 anos.

Se eu tiver alguma doença, a empresa pode se recusar a me vender o plano?

Não, em nenhuma situação ela pode recusar um cliente. Mas se você declarar que tem alguma doença no momento de contratar o plano, a empresa pode oferecer duas alternativas: por até dois anos suspender o atendimento de alguns procedimentos relacionados à doença que você declarou ou fazer um acréscimo no valor da mensalidade para que você tenha direito a todos os atendimentos, inclusive os relacionados a essa doença.

Depois que eu comprar um plano, a empresa pode cancelar o contrato que assinamos?

Ela só pode cancelar o contrato em caso de fraude (como deixar de declarar uma doença ou “emprestar” a carteirinha para outra pessoa, por exemplo) ou de não pagamento da mensalidade por dois meses, consecutivos ou não. Nos casos de cancelamento do contrato por não pagamento da mensalidade, a empresa é obrigada a avisá-lo 10 dias antes do cancelamento.

Quanto tempo depois que comprar eu posso usar o plano?

A página oficial da ANS estipula em detalhes as informações de carência. Confira os dados oficial do período de utilização do plano e carências clicando aqui.

Ainda tenho dúvidas. Com quem posso conversar mais sobre planos de saúde?

Quem nunca teve plano de saúde (e até mesmo quem já possui um) pode se sentir intimidado pelos termos e cláusulas de contrato. Aqui na Lifemed um dos nossos pilares é o atendimento humano, que busca esclarecer todas as dúvidas de pessoas que precisam entender melhor como funciona esse serviço maravilhoso, mas que pode deixar dúvidas se não for bem explicado para o cliente. Conte conosco!

 

ATENDIMENTO LIFEMED

(95) 3623-1873

(95) 9 9905-0435 [Ligações]

(95) 9 9154-5551 [WhatsApp]

 

Texto adaptado de: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/contratacao-e-troca-de-plano/dicas-para-escolher-um-plano/468-saiba-antes-de-contratar-um-plano

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados